Abaixo fiz uma seleção dos melhores documentários de divulgação científica desenvolvido  nos ultimos 10 anos. Alguns dos documentários abaixo são megaproduções desenvolvidas por renomadas produtoras, entre elas National Geographic, Discovery Channel e BBC. Foram escolhidos pela sua capacidade de discutir questões intrigantes vivenciadas com as novas tecnologias médicas ou pela sua capacidade de despertar fascínio pela natureza exuberante da biodiversidade do planeta.   Para comparar os preços de cada documentário clique nas imagens ou nos títulos e você será automaticamente direcionado ao site do Buscapé.

Dentro do Corpo Humano

Um conjunto de renomados médicos e especialistas em diversas áreas médicas e biológicas discutem as inovações tecnológicas que ajudaram o desenvolvimento da medicina. O documentários traz um conjunto de imagens que revelam como as novas tecnologias advindas no século 21  auxiliaram no diagnóstico de doenças, aumentaram a qualidade de vida da população e auxiliaram na nossa compreensão detalhada do corpo humano. Documentario produzido pela Europa Filmes.
_________________________________________________________________________________________________________________________________

DNA: A Promessa e o Preço

Nesta produção da Discovery Channel são discutidos como as tecnologias advindas com as mais novas técnicas de biologia molecular influenciam nossa sociedade. Das semesntes geneticamente modificadas, passando pelo o exame de DNA até os primeiros rumores dos clones humanos e discutindo questões relacionadas à modificação gênica e  a eugenia. O documentário  nos apresenta uma visão totalmente imparcial sobre o assunto além de mostrar o que o futuro nos reserva em relação aos avanços dessa área.

Vida Selvagem

Vida Selvagem é  uma superprodução da National Geographic. Esta série traz a beleza estonteante dos mais conhecidos parques nacionais e trilhas do continente norte-americano. A natureza incomparável, e praticamente intocada pelo homem é mostrada em imagens de alta definição. O documentário traz a beleza de 11 grandes santuários de preservação de incríveis espécies que somente encontradas nestes lugares além de formações geológicas fascinantes. Todos os documentários são narrados por especialistas da área.

Vida e Obra de Charles Darwin

O que seria da humanidade sem a compreensão sobre suas origens a partir da Teoria da Evolução de Charles Darwin? Este documentário mostra a trajetória do naturalistainglês desde sua juventude, passandopea sua fascinante viagem ao redor do mundo abordo do navio real HMS Beagle que o levou até a chegada ao arquipélago de Galápagos. Dessa intensa jornada, nasceu a Teoria da Evolução das Espécies, que revolucionou o mundo. Mas, até alcançar esse feito, Darwin trabalhou em segredo anos a fio, pois os conceitos que pesquisava iam contra a ciência e a moral de sua época. Sua teoria foi finalmente posta em público através da obra “A origem das espécies”, publicada em 1859. Atualmente a teoria da evolução consitui o principal conceito chave para a compreensão de inumeros fenômenos biológicos e  estudada até hoje por cientistas em todo o planeta.

Uma Verdade Inconveniente

Um documentário dirigido pelo ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, que apresenta uma série de fatos e dados sobre as condições climáticas e o aquecimento global no planeta. Gore transmite a mensagem com bastante eloquência de que é preciso agir com urgência para proteger a Terra e impedir os efeitos catastróficos das mudanças climáticas. Ótimo filme para aprender as causas e conseqüências do aquecimento global. Dirigido por Davis Guggenhein, e lançado em 2006.

O Universo

Nestes 50 anos que passaram desde as primeiras tentativas de explorar o espaço, aprofundamos significativamente nosso conhecimento sobre o cosmo por meio de telescópios, robôs e missões tripuladas. Mas, só recentemente, a tecnologia permitiu aos cientistas ilustrar com detalhes suas impressionantes conclusões. O Universo, é uma inovadora série do The History Channel que utiliza imagens criadas por computadores de última geração para nos aproximar de planetas, estrelas e permitir a observação de buracos negros, cometas e testemunhar o nascimento e a morte de galáxias e sistemas solares. A série também levanta questões instigantes sobre a origem e o futuro da humanidade. O documentário completo é dividido em 4 DVDs.

A Incrível Máquina Humana

Uma fantástica produção da National Geographic, “A Incrível Máquina Humana” percorre o universo fascinante e desconhecido do o corpo humano. Cada detalhe do funcionamento e anatomia são desvendados passo a passo em animações 3D. Você ainda terá a oportunidade de desvendar os primordios do desenvolvimento embrionário, do aparecimento de orgão mais complexos, o nascimento e a formação da personalidade nos bebês. Conheça todas as engrenagens dessa incrível máquina.

A Origem do Homem

Utilizando as mais recentes pesquisas nos campos da genética e antropologia pesquisadores explicam os primordios da origem do homem abordando suas carcaterísticas e adaptações ao ambiente. “A Origem do Homem” apresenta gráficos e mapas que mostram a viagem dos primeiros seres humanos através da África, Oriente Médio e Ásia e como severas mudanças climáticas e outros fatores ocorridos a 80,000 anos atrás, afetaram sua rota de migração. “A Origem do Homem” é uma megaprodução da Discovery Channel.